Tudo o que você precisa saber para criar um site de sucesso

Parece incrível, mas muitas empresas nos tempos de hoje ainda não se sentem seguras para criar um site. Um dos motivos é por causa da falta de informação sobre o assunto e também por causa de muitas desinformações lançadas na internet. São muitas propagandas enganosas, querendo atrair de qualquer forma o interesse da pessoa, mas na maioria das vezes o empreendedor entra num beco sem saída, com sistemas engessados onde ficam a mercê das políticas e configurações desses locais.
Uma das artimanhas mais conhecidas, que atraem muita gente é “construa o seu site grátis”, essa pega muita gente, pois a pessoa vai na intenção de criar o site, e se for grátis melhor ainda, mas no fim das contas acabam tendo que assinar planos com valores diversificados para que seu site funcione sem propagandas de terceiros. Isso é muito desmotivado para quem está iniciando um negócio online, e acaba transformando a ideia de ter um site em uma experiência frustrante.
Nesse tempo em que trabalho com desenvolvimento de sites, encontro muitos casos assim, e até reconquistar a confiança do cliente, fazer ele acreditar que investir no negócio online é seguro e tem muitas vantagens, é um caminho difícil e muitas vezes demora tempo, quase sempre tenho que fazer o negócio funcionar de verdade para que possam acreditar que realmente dá resultados.
Escolhendo o Domínio para seu site
Um dos principais segredos para ter um site de verdade, é o registro do domínio. Essa fase é primordial para que o projeto comece certo, pois se começar registrando no local errado, é muito provável que terá problemas mais para frente. O local certo para o registro de site .br é no registro.br, criando uma conta no seu nome ou no nome da sua empresa. Feito isso vai ser muito improvável que tenha algum tipo de problema com essa questão, que na minha opinião é muito importante para o sucesso de um site.
Outro detalhe muito importante para o registro de um domínio, é a escolha do nome, o ideal é que seja um nome fácil de ser gravado e escrito, para que ao divulgar o seu site, não cause dúvidas em quem irá receber essa informação. Porque muita gente pensa que o nome do site só será divulgado pela internet, então muitas vezes não se atenta a isso, pois em seu raciocínio basta disponibilizar o link que o visitante irá acessar o site. Em parte isso está correto, mas na prática nem sempre é assim, pois muitas empresas querem fazer essa divulgação de outras formas, onde a pronúncia ou a escrita do nome do site pode ser um fator importante para o acesso do site, e se não for um nome fácil de memorizar e entender, poderá causar confusão e até mesmo enviar o visitante para o concorrente.
A hospedagem do seu site
Esse é outro fato muito importante que precisa ser decidido com muita cautela, pois existem diversas empresas oferecendo esse serviço, mas que nem sempre cumprem com o prometido, por isso quando você for contratar uma hospedagem, o ideal é fazer uma pesquisa antes. Busquem informações em outros canais e não sejam levados pelo impulso das belas propagandas ou por valores baixos, dê preferência a hospedagens conhecidas no mercado.
Uma das melhores maneiras de resolver isso, é contratar o pacote completo com quem vai criar o seu site, se esse for o seu caso, pois dessa forma você estará depositando toda a confiança no desenvolvedor que você escolheu e todas essas dificuldades técnicas que envolvem o controle de um servidor de hospedagem, será executado por um profissional da área, onde espera-se que ele tenha todo o cuidado de colocar seu site em um local seguro e com recursos que atendam o seu projeto. Caso isso não aconteça, infelizmente você escolheu o desenvolvedor errado ou sem muita experiência no mercado, saia desse situação o quanto antes para que não se agrave mais.
A construção do site
Não recomendo a construção de sites que sejam feitos com sistemas pré-prontos, ou seja aquele sistema de arrasta e solta, onde normalmente você não terá controle algum e muito provavelmente não será um sistema open source (código aberto). A vantagem de utilizar um sistema de código aberto como WordPress, Joomla, Opencart e outros, é que você terá total acesso aos códigos desse sistema, podendo até alterar alguns detalhes dependendo do seu conhecimento, e geralmente terá comunidades onde poderá buscar mais informações, na maioria das vezes com suporte gratuito para uma eventual dificuldade ou bugs que possam ocorrer em seu site. Diferente desses sistemas que não disponibilizam o seu código fonte, fazendo com que você fique refém do suporte deles, que muitas vezes irá deixar o usuário e o desenvolvedor em dificuldades no desenrolar dos seus projetos.
Outro detalhe importante é o banco de dados, se você não tiver um acesso completo ao banco de dados do site, pode pular fora dessa onda, pois vai ser muito arriscado colocar todas as suas informações, todo o seu trabalho em um local onde você não tenha esse acesso. Se algum dia você quiser mudar? Vai ser muito difícil conseguir migrar todas as informações depositadas ali para um outro sistema, ou vai ter que fazer manualmente, ou vai ter que arrumar alguma jeito de fazer isso, que poderá gerar mais custos.
A minha orientação para um projeto de criação de um website, é que não pense só em criar um site, mas que crie um site onde você possa ter total controle, para que a sua liberdade não seja afetada no futuro, pois nem sempre o que começa em lugar precisa terminar no mesmo lugar, e dessa forma você precisa ter todos os recursos disponíveis para fazer uma migração de hospedagem, de sistema, de agência, enfim, você precisa estar livre e não amarrado a contratos e sistemas que querem te fidelizar e obrigar você a ser cliente deles.
Layout
Agora passando para a parte da aparência, o layout é um outro ponto muito importante para o seu site ter sucesso. Nos tempos modernos, o layout do site deve ser versátil para que possa se adaptar tão bem em computadores (desktop) como em dispositivos móveis, por isso é fundamental que o layout do site seja responsivo, pois dessa forma será possível ser acessado tanto pelo computador como por um smartphone, e todo o conteúdo irá se adaptar ao tamanho da tela do usuário.
Não abusar de muitos efeitos é uma outra recomendação atual, para que o seu site seja cada vez mais rápido ao ser acessado, pois isso contará muitos pontos positivos no ranking de pesquisa nos principais navegadores e mecanismo de busca da internet. Quanto mais tiver imagens, slides, vídeos e efeitos, para carregar no site, poderá causar lentidão na sua página, não digo para deixar de usar esses recursos, mas sim para usá-los com moderação e com configurações bem ajustadas, para que não possa trazer prejuízos ao invés de benefícios. Além disso, o site deve estar muito bem programado e utilizando ferramentas que possam reduzir o impacto na utilização de recursos mais avançados, por isso é muito importante sempre estar atento para essas questões, pois isso poderá fazer um grande diferencial para o sucesso do seu projeto.